segunda-feira, janeiro 22, 2007
Nossa Ed. Jr.! O que seria isso?
O Capitão America de hj não é o Steve Roger: É o Jack Bauer.
Antigamente Capitão America foi criado não apenas para incentivar adolescentes a se alistarem, Mulher Maravilha não foi criada apenas para levar mulheres as industrias em tempos de guerra e incitar orgulho por seus maridos e filhos que morreram lutando pelo estilo de vida americano. Eles existiram ACIMA DE TUDO para ensinar as CRIANÇAS e ADOLESCENTES os conceitos de uma AMERICA VITORIOSA contra ameaça vermelha, mesmo que essa vitória sendo muito mais dos RUSSOS do que da própria américa.
Hj a américa precisa justificar seus atos a partir de um novos simbolos,novos heróis.Mostrando para os adolescentes e adultos de hoje as justificativas das medidas de retaliação extremas, invasões premeditadas, e outras medidas de precaução como a criação de armas letais e massa.
Também estão preparando sua mente para aceitar mortes. Muitas mortes.Morte de pessoas aos montes caindo como moscas mesmo que seja pelo bem maior. Que é justamente o bem maior deles.
Seria a ficção imitando a realidade?
Os Heróis são simbolos daquilo que é certo e direito. São ícone, trabalhados das diversas formas e se utilizam de todos os arquétipos do consciente humano para se tornarem referência do conceito de certo e errado para nós mesmos.
Quando todo esse poder é utilizado de maneira irresponsável e egoísta, a crise se tornar algo incontrolável. É completamente possível e correto afirmar que o conceito de CERTO e ERRADO esta muito distorcido hoje em dia. Também com heróis como os de hj em dia, cada um defendendo um ponto de vista muito particular, simplesmente não dando a mínima para nada, não fico surpreso com esse tipo de resultado.
Os heróis do novo século defendem a pena de morte. Defendem o roubo. Defendem o homsexualismo (nada contra, mas é um ponto de vista.)Os negros. Os brancos os asiáticos....
Eles deveriam defender o CERTO e o ERRADO:
MATAR é ERRADO seja quem for. ROUBAR é ERRADO. PRECONCEITO é ERRADO. Ponto final.
MAs se o cara for um estuprador-assassino-ladrão-sonegadordeimposto-filha-da-puta de marca maior? Se o ladrão estiver roubando para comer? E se o preconceito me defende das pessoas erradas?
Os dias estão assim. Esses argumentos existem. E até mesmo os heróis da era de ouro mudaram seu ponto de vista em suas novas interpretações para o novo século. Até mesmo SUPERMAN matou dois caras no seu novo filme? E o pior- a grande MAIORIA nem percebeu.
A colocação de Edsons Junior é muito correta e não vou me repetir aqui. A questão que fica no ar é:
Quem são os seus heróis? Quem são os heróis dos seus filhos?
É bom começarem a se perguntar isso, e a ver filmes é séries como algo que vai além do entretenimento. Porque é assim que se deve assistir.
E para finalizar sobre Jack BAUER:
Ele é um HERÓI que faz, sem exitar,tudo aquilo que esta em SEU ALCANCE para salvar o dia, mas diferente da AMERICA que ele tanto defende, ele não ganha ABSOLUTAMENTE NADA em troca ... apenas se FODE e fica vivo para salvar mais um dia!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
O texto que lhe encaminhei ontem não é meu, perdão se não deixei isso claro. E não quer dizer também que expressa a minha opinião sobre a série - de que tanto gosto. Retirei o texto dum blog, lhe enviei para mostrar a diversidade de interpretações que por aí há e das quais nem sempre nos damos conta. Concordo com muito do que você escreveu, mas lhe garanto algo: há muito além do que se vê nos quadrinhos e nas séries americanas - qinda que tais mídias estejam atualmente impregnadas de significado, o que eu acho muito válido -, há muito por trás, nas entrelinhas. Quando você me pergunta quem são os meus heróis, eu lhe pergunto o que é um herói. Quando você me diz que o personagem faz justiça, eu lhe pergunto até que ponto é permitido a uma pessoa fazer justiça com as próprias mãos - ainda que recoberta pelo estado e/ou instituições militares. Há mais no fundo, Acir, você sabe. Mas deixemos disso.
poxa eu ja ia ficar fa do junim pelo texto huahuahuahuahuahuhuahu
Postar um comentário